Oxalá


Oxalá é o orixá associado à criação do mundo e da espécie humana e é o detentor do poder procriador masculino.

OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza.

Apresenta-se de duas maneiras: moço (chamado Oxaguiã) e velho (chamado Oxalufã).

É o patrono da sabedoria.

Os símbolos de Oxaguiã são uma espada, “mão de pilão” e um escudo; o símbolo de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô.



A cor de Oxaguiã é o branco levemente mesclado com azul-turquesa; a de Oxalufã é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.


Sua saudação é ÈPA ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano na cultura yoruba. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana yoruba. É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo.


O seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.
Fé! Eis o que melhor define o Orixá Oxalá.

No sincretismo religioso encontramos as seguintes formas:
  • OXALÁ: sincretizado com Jesus Cristo.
  • OXALUFÃ: o Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras ou Nosso Senhor do Bonfim
  • OXAGUIÃ: o Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.

Cor: Branco para Oxalufã, para Oxaguiã aceita-se o azul turquesa juntamente com o branco.
Dia da semana: Sexta-Feira.
Campo de Atuação: Fé e Religiosidade.
Saudação: ÈPA ÈPA BÀBÁ!
Elemento: Ar.
Domínio: Poder procriador masculino, criação, vida e morte.

Características dos filhos de Oxalá

Umas das características dos filhos de Oxalá é marcar naturalmente sua presença por onde passam pois tem a aura de autoridade e poder do orixá maior da umbanda e candomblé.

Brilham com facilidade em qualquer ambiente, tanto pelo porte sempre altivo como pelo dom da palavra, que geralmente está associado a este orixá.

Os filhos de Oxalá geralmente são cuidadosos e generosos, e um pouco perfeccionistas e detalhistas ao extremo.

Geralmente o filho de Oxalá é alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e fanfarrão. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.

Pode-se ver muitos filhos de Oxalá atuando em ong’s e projetos assistenciais. Orgulhoso, é sedento por feitos gloriosos, como todos os guerreiros, mesmo que em função de atos caridosos, pelos quais são conhecidos.

Curiosos, especialmente aqueles que tem como orixá de cabeça o jovem Oxaguiã e dados a liberdade em todos os sentidos, apreciam o amor livre, detestam ser mandados. São sedutores e flertam com todos.

Podem se tornar pais excelentes e mães muito amorosas. Dedicam-se com carinho e ternura às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e gostam da companhia delas, na maioria das vezes. Aqueles que tem a versão mais velha do Oxalá, o velho Oxalufã, podem se tornar um pouco impacientes com crianças.

Relacionam-se com facilidade com os filhos de outros orixás, mas, é sabido por todos aqueles que frequentam os terreiros de umbanda e candomblé que os filhos de Oxalá têm sempre uma certa prevenção em relação às pessoas a quem não conhecem muito bem e demoram a estabelecer confiança em alguém, mas quando se torna amigo, é um grande companheiro.